Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67405

Compartilhe esta página

Título: A magia da ludicidade e as experiências do brincar no processo de inclusão das crianças com o transtorno do espectro autista.
Autor(es): SILVA, Maria Ester Ferreira da
Palavras-chave: Ludicidade; Autismo; Inclusão; Educação Infantil
Data do documento: 19-Ago-2025
Citação: SILVA, Maria Ester. A magia da ludicidade e as experiências do brincar no processo de inclusão das crianças com o transtorno do espectro autista. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A presente pesquisa aborda a relevância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças, e que a educação deve ir além de metodologias tradicionais, especialmente para crianças atípicas que necessitam de abordagens mais inclusivas. O caminhar teórico inclui autores como Cunha (2007), Creswell (2010), Gil (2008), Kishimoto (2011), Pereira (2005), Tezani (2006), BNCC (Brasil, 2017), Vygotsky (1998), dentre outros autores. Assim, neste estudo, a ludicidade é vista como um meio significativo de descobertas e aprendizagens, logo, será explorado como a ludicidade pode promover a interação social, a comunicação e o desenvolvimento cognitivo, sendo uma ferramenta eficaz para facilitar o aprendizado de crianças autistas, onde brincadeiras e atividades lúdicas são apresentadas como formas de desenvolver habilidades sociais e emocionais, além de ajudar na compreensão de normas sociais. A metodologia do estudo é qualitativa, com entrevistas de professores da educação infantil e coordenadoras de uma escola municipal de Caruaru - PE, buscando entender suas perspectivas sobre a ludicidade na educação de crianças autistas. Esta pesquisa evidencia a relevância de inserir atividades lúdicas no planejamento pedagógico de maneira consciente, organizada e adaptada às características individuais das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67405
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Ester Ferreira da Silva.pdf375.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons